A semana terá um novo episódio de chuvas em excesso no estado, após uma sequência de dias chuvosos, que já causaram alagamentos em muitas cidades da região no último domingo.  Dados da central de meteorologia da Uirapuru apontam que, no Centro de Passo Fundo, até o meio dia de ontem (29) já choveram 210 milímetros, sendo que no domingo foram praticamente 10 milímetros apenas e o amanhecer de segunda-feira teve cerca de 6 milímetros. No entanto, cidades da região como Ronda Alta, Barão do Cotegipe, dentre outras, tiveram volumes bem superiores e alagamentos. Este não foi o momento mais preocupante da chuva.

Os principais institutos de meteorologia mundial projetam que a chuva retorna com grandes volumes para a cidade e região a partir da quarta e quinta-feira, podendo ocorrer também na sexta-feira. Em Passo Fundo, por exemplo, o acumulado destes dois dias pode superar os 130 milímetros na cidade. Isso acontecerá por conta de um sistema com ar quente e úmido que alimentará as chuvas neste período.

Como trata-se de um cenário amplo e poucos dias após grandes volumes no Estado, espera-se cheias em alguns rios e transtornos como desmoronamentos de barrancos e até mesmo queda de árvores. Para a metade norte do Estado, que inclui Passo Fundo, o dia com maior volume de chuvas deve ser a quinta-feira.