A Secretaria Municipal de Agricultura fomenta o cultivo de milho e sorgo, por meio da disponibilização de sementes de milho (híbridos convencionais e transgênicos) e sorgo destinados à produção de grãos e/ou silagem para agricultores familiares.  
 
O prazo para cadastramento de interessados em aderir ao programa estará aberto a partir desta segunda-feira, dia 22 de abril, e se estende até o dia 17 de maio. 
 
Pontos importantes:
 
Calendário 
 
Reserva de sementes para a Etapa da SAFRA: Sistema abre dia 22 de
abril e fecha dia 17 de maio.
 
Reserva de sementes para a Etapa da SAFRINHA: Sistema abre dia 02 de setembro e fecha dia 13 de setembro.

 
Os interessados na Etapa Safra devem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura, até o dia 17 de maio. Cada agricultor poderá escolher as variedades que se adequem ao seu sistema de produção e solicitar até seis sacas das cultivares de milho e/ou sorgo.
 
Na Etapa Safrinha os pedidos poderão ser realizados entre 2 e 13 de setembro, quando o produtor poderá solicitar mais seis sacas dos grãos. A entrega está programada para ocorrer em novembro e dezembro.
 
O pagamento da parcela transgênica é feito antes da entrega da semente. No caso da Etapa Safra, o pagamento da transgenia será realizado no mês de junho. No caso da Safrinha, em outubro.
 
Em 2023, quase 33 mil produtores buscaram o programa que, segundo a SDR, chega a mais de 400 municípios do Estado. No ano-safra 2023/24, o valor total da operação foi de R$ 53,1 milhões, com a venda de 117 mil sacas de sementes.
 
Todas as informações relativas ao programa, tais como híbridos, valores e prazo de pagamento, estão disponíveis na Secretaria de Agricultura. Para os produtores que estiverem com dívida ativa, é preciso realizar a quitação do débito antes da solicitação. 
 
Outras informações sobre o programa, podem ser obtidas em contato com a secretaria pelo telefone (54) 3396 1047.
 
Foto: Assessoria de Comunicação